Dezenas de pessoas vão às ruas em Belém em caminhada de conscientização contra dengue

Postada em 06/04/2016

Dezenas de pessoas saíram às ruas da cidade de Belém do Piauí na manhã desta sexta-feira, 04, em uma grande mobilização realizada pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e Educação. O objetivo, mobilizar a população a se unir ao poder público municipal  no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.

A Caminhada de Conscientização saiu da Secretária Municipal de Saúde, percorrendo ruas e avenidas da cidade, encerrando com uma concentração da Praça Canaã, reunindo uma multidão de pessoas de diversos órgãos municipais.

Prefeita, vice-prefeito, secretários municipais, professores, alunos de toda rede municipal de ensino, agentes de combate às endemias, agentes de saúde e voluntários,  todos unidos por uma única causa, a extinção do mosquito em Belém.

Durante todo percurso foram feitas alertas sobre os riscos que o mosquito pode causar a saúde humana e repassadas orientações à população quanto a necessidade da eliminação dos possíveis focos do mosquito.

Segundo o secretario de Saúde, Juscenildo  Boeiro,  a ação visa mostrar à população que ela também precisa se conscientizar em acabar com os criadouros do mosquito. “É necessária a participação de todos. Nosso intuito é reforçar, mobilizar e orientar a população sobre os perigos da dengue e da procriação do mosquito aedes, além de unir esforços”, ressaltou o gestor.

A prefeita Débora Carvalho reforçou a importância da união de todos. “O momento é de integração, de dar as mãos em busca de alternativas para extinguir a esse mosquito, que tem dado desconforto e muita preocupação em todo o país. Por isso, a gente pede à população que abrace esta causa, ajude a destruir qualquer ambiente que possa conter focos do mosquito. A melhor ação é a prevenção”, conclamou a prefeita.

Além da Caminhada, o município já havia promovido um mutirão de limpeza das ruas, e dará continuidade ao trabalho de vistoria de imóveis.