Secretaria de Saúde realiza mutirão para manter Belém do Piauí livre da dengue

Postada em 05/04/2016

Manter a cidade livre de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Esse é o objetivo da Secretaria de Saúde do município de Belém do Piauí, que no último sábado (16) realizou um mutirão para eliminar possíveis focos do mosquito.

“A situação atual é positiva, no entanto, nós não podemos descansar”, afirma o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, que participou da mobilização. Atualmente, o município não possui nenhum caso confirmado, nem mesmo com suspeita da doença. “Belém está livre, mas os cuidados devem continuar, para que a nossa cidade se mantenha livre e tranquila”, pontuou.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe epidemiológica, realiza um trabalho de monitoramento e prevenção durante todo o ano, e nesse período, quando o clima é propício para a proliferação do mosquito, as ações são reforçadas, a exemplo do mutirão.

A mobilização reuniu aproximadamente 40 pessoas, dentre agentes de endemias, agende comunitários de saúde, alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e autoridades, como a prefeita Débora, o vice-prefeito e os vereadores, todos com um só objetivo.

O mutirão percorreu várias ruas da cidade. As equipes vasculhavam domicílios e terrenos, recolhendo objetos que acumulam água e podem servir como habitat para a reprodução do mosquito, e, também, levando orientações para evitar que as casas, muros e terrenos baldios se transformem locais de disseminação.