Grande Festival Folclórico da inicio ao Belarraiá Caboclo Nordestino de Belém do PI

Postada em 11/07/2016

Com o objetivo de valorizar e manter viva a cultura popular regional, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação realizou na noite desta sexta-feira (8) o Festival Folclórico, que este ano chega à sua 3ª edição. O Festival abriu o 5º Belarraiá do Caboclo Nordestino, um dos maiores eventos do calendário municipal realizado no povoado Caboclo, comunidade distante cerca de  5 km da cidade de Belém do Piauí, às margens da PI 243.

A cultura popular foi evidenciada de forma brilhante, com diversas apresentações realizadas pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, das escolas Monte Sinai, José de Moura Leal e Raimundo José Gomes, que encantaram o grande público presente.

As apresentações tiveram início com a quadrilha mirim ‘Caboclinhos do Arrocha’, da Escola Municipal Raimundo José Gomes, do próprio povoado, e em seguida, aconteceram o desfile do casal caipira e as apresentações da dança de xaxado, da escola Monte Sinai, a quadrilha ‘Céu de Estrelas do Arraiá’, da escola de José de Moura Leal, além da roda de capoeira e apresentação dos repentistas Viturino Bezerra e Netinho Macedo.

O Festival contou, ainda, com as apresentação do Reizado, uma das mais tradicionais manifestações folclóricas do Nordeste, e o concurso de poesia, com alunos das escolas Monte Sinai e José de Moura Leal.

As alunas Laislane de Araújo e Zulmira Maria foram premiadas pela prefeita, Débora Carvalho. As poesias de sua autoria foram apontadas pelos jurados como as melhores. Também foram premiadas as poesias de Paulo Isaque, Maria Mirla, Thamilly Júlia e Luciele, Mislayne e Ana Márcia. A prefeita premiou também os melhores casais caipira,  Maria Beatriz e Paulo Isaque,  e Lana Yonara e Franceilda.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO: