Secretarias de Educação e Saúde promovem encontro de formação continuada do programa saúde na escola

Postada em 09/03/2018

Nesta última quarta-feira (28), a Secretaria de Educação e Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou uma formação continuada sobre noções básicas de primeiros socorros para professores de toda rede municipal, que tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de prevenção e atenção à saúde dentro do ambiente escolar.

O minicurso foi realizado no auditório da Escola Monte Sinai, com aulas práticas e teóricas. É a continuação das capacitações oferecidas aos profissionais, que já tiveram palestras sobre diversas áreas na Semana Pedagógica. Com objetivo de mostrar alternativas que podem ser aplicadas durante as aulas e como realizar corretamente os primeiros socorros. Esteve presente na reunião o professor e também vereador Francisco Zacarias (Burenga), além do secretario de saúde, Jucenildo Boeiro.

Dando inicio, a fisioterapeuta, Ilana Almeida, fez uma breve explanação sobre posturas adequadas para crianças e adolescentes. A postura é posicionamento do corpo em cada situação. “nós costumamos sentar de qualquer jeito, tradicional modo relaxante o que é incorreto e que pode desgastar com o tempo nossos discos intervertebrais, o que facilita a formação de hérnias de discos. É importante que os pais aumentem o cuidado com a postura de crianças e adolescentes para que não haja danos futuros”. Pontuo a fisioterapeuta.

O professor, Edson Ribeiro, na oportunidade abordoou o tema: – Drogas: Consequenciais para a saúde física e mental”. O consumo de drogas na adolescência desde há muito tempo preocupa a população, pois mais tarde os jovens podem sentir os seus efeitos da pior maneira possível no futuro. Ressaltou ainda em sua fala sobre os problemas drogas lícitas em especial o álcool. “É uma droga tão ou mais prejudicial do que as demais, pois causa vários males no corpo, e sem contar a facilidade para encontrar”, frisou o professor.

Seguindo a programação, a enfermeira, Kellyane Feitosa, ministrou a formação com o tema: – “Primeiros socorros e fatores de risco  em ambiente Escolar”. Onde na oportunidade foram feitos vários procedimentos teóricos e práticos, com demonstrações e manobras de reanimações. De acordo com a enfermeira a formação busca orientar sobre como os profissionais devem agir caso algum acidente ocorra durante a permanência do aluno na escola. “Estamos mostrando como proceder em situações de urgência e emergência na teoria e na pratica”, explica.

Continuando o assunto, o também enfermeiro, Wolney Barros, reforçou a importância de conhecimentos de primeiros socorros, e deixou claro, que os profissionais devem agir de forma eficaz e precisa caso algum acidente ocorra durante o período de aula ou até mesmo nos intervalos. “Estamos mostrando como proceder em situações de urgência e emergência”. Lembrou ainda que todas as escolas da rede municipal de ensino serão beneficiadas com kits de primeiros socorros.

confira algumas fotos do encontro;