Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Secretaria de Saúde realizam II reunião com grupo de gestantes em Belém do Piauí;

Postada em 28/02/2018

Dia 27 de fevereiro, pela manhã, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Belém do Piauí em Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizaram no Hospital Municipal, a Segunda reunião do ano de 2018 com o Grupo de Gestantes, o tema da reunião de hoje foi sobre – “A importância dos testes realizados nos recém-nascidos”, ministrada pela Enfermeira Kellyane Feitosa.

No decorrer da reunião, a Fisioterapeuta, Ilana Almeida, lembrou a importância da postura no período de gravidez. “A postura correta para a grávida deve ser dinâmica e vital, variando de acordo com as suas necessidades. O mais importante é conhecer o funcionamento interno do seu corpo, as reais mudanças e seus efeitos sobre a postura”.

A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares, por isso, a Secretaria de Assistência Social oferece às gestantes do município uma atenção especial.

Coordenado pela equipe técnica do CRAS, o grupo de gestantes realiza encontros mensais, onde as futuras mães participam de palestras sobre a gestação, parto, cuidados com o bebê, a importância da família para os filhos, entre outros.

Na oportunidade foi ressaltado pela assistente social, Olisabel Silveira, a importância de a gestante esta atualizando o seu cadastro único, informando principalmente as que recebem Bolsa Família, “é essencial informar o estado da gravidez, porque a parti do momento que é informado no sistema que elas estão gravidas, elas passam a receber a variável da gestante”. Pontuou à assistente social.

Durante a reunião foram distribuídos kits de enxoval, entregues a 2 (duas) gestantes que se encontram no oitavo e sétimo mês de gestação e que ainda não haviam recebido. O kit de enxoval é dado pela Secretaria de Assistência Social a todas as gestantes que fazem parte do programa Bolsa Família e que se encontra com o pré-natal feito.

Essas gestantes também fazem parte do programa “criança feliz”, que acompanha todas as gestantes que recebem bolsa família e o BPC (Beneficio da Prestação Continuada). “É um programa novo do governo federal que o município de Belém do Piauí adquiriu”. Finalizou Anaias Carvalho, Secretária de Assistência Social.

Os encontros ajudam a diminuir as dúvidas e a ansiedade das gestantes, além de desmistificar alguns mitos que cercam a gravidez. No último encontro, o tema abordado foi – “Parto normal ou Cesária?”, Ministrado pela doutora Daniela Pires.

Após a palestra, as participantes e alguns esposos presentes, fizeram perguntas e tiraram duvidas, e foi servido um lanche para os presentes.

Na avaliação do Secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, as atividades são muito importantes para a comunidade. “Foi mais uma oportunidade de integração, de orientação, de fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário”, frisou.

Confira algumas fotos da reunião;