Prefeito Ademar Carvalho concede atualização do piso salarial dos professores

Postada em 22/02/2018

Foi realizada na última quinta-feira (15) na Prefeitura Municipal de Belém do Piauí,  uma Audiência Pública entre  a administração municipal e  a diretoria do Sindicato dos Professores para discutir pautas reivindicatórias da categoria.

Durante a audiência, foi discutido  o reajuste do Piso Salarial de 2018 e retroativos dos anos de 2013 a 2017; 1/3 das férias; redução de carga horária; mudança de nível; contra cheque online; Licença prêmio; direito a remuneração à difícil acesso e precatórios do Fundef.

Durante a reunião, o prefeito municipal Ademar Aluísio de Carvalho concedeu a atualização do piso salarial do magistério. Com a atualização, o novo piso salarial dos professores de Nível I e Classe A, com carga horária de 40 horas semanais, passa a ser de R$ 2.455,35, sendo o reajuste de 6,81%.

Sobre a concessão do terço de férias de 45 dias, o Assessor Jurídico do Município, Francisco Antônio de Carvalho, informou que foi decidido que será realizada uma nova reunião para discutir o assunto. “Ficou acertado que o prefeito irá se reunir novamente com a diretoria do sindicato para discutir o terço de férias. No momento o município passa por dificuldades financeiras e o prefeito não teve como dar essa resposta. Somente através de um levantamento da Secretaria de finanças, podemos saber se podemos realmente implantar o terço de férias referente a 45 dias” explicou.

O prefeito municipal concedeu também a redução de 30% da carga horária para quem tem a partir de 20 anos de serviço,  direito a remuneração à difícil acesso e a mudança para o nível 5.  O gestor ainda garantiu que o contra cheque online será implantado a partir de março para todos os servidores municipais.

Além do prefeito e do assessor jurídico, participaram da reunião os professores Jairo José, Lucineide Reis e Elizângela Leal.